topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Religiosos » AS TRADICIONAIS FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO NA CIDADE DE BRAMPTON

 

AS TRADICIONAIS FESTAS
DO SENHOR SANTO CRISTO NA CIDADE DE BRAMPTON

Texto e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

A saída da Venerada Imagem da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Dos dias 9 a 12 de Setembro realizou-se, pelo quinto ano consecutivo, na cidade de Brampton, o culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres na paróquia portuguesa da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada no 101 Malta Avenue e Hurontario, e que polarizou mais de dez mil pessoas.

Momento antes do início da procissão

Estas festividades das nossas gentes mais directamente ligadas à Ilha de São Miguel, iniciaram-se na sexta-feira passada, dia 9, com a celebração duma Missa, pelas 19 horas, de “Cura e Benção Especial aos Doentes”, pelo Monsenhor Agostinho Tavares, Reitor do Santuário da Esperança, em Ponta Delgada, , vindo expressamente daquela Ilha dos Açores. No sábado (dia 10) procedeu-se à mudança da Imagem do Senhor Santo Cristo pelas 16 horas, acompanhada pelas Bandas do Senhor Santo Cristo de Toronto e Banda Lira de Brampton com uma pequena procissão dentro do espaço circundante daquela Igreja onde se juntou muitos fiéis além duma Santa Missa após que deu seguimento ao programa festivo, tanto da actuação das bandas filarmónicas como dos artistas.

O andor com a imagem do Senhor Santo Cristo

No Domingo, dia 11, as festividades deste culto secular das nossas gentes açorianas, e cuja fé trouxeram nos seus peitos para o Canadá, teve a sua continuidade com uma Missa Solene pelas 13 horas que contou com as presenças do Bispo John Boissonneau, do pároco daquela igreja, reverendo Andrzej Chilmon, e de mais uns quantos padres doutras paróquias portuguesas das cidades de Mississauga e Toronto, alguns cujos nomes são sobejamente conhecidos das nossas gentes. Terminada a Missa, formou-se a procissão, que saiu da Igreja pelas 15 horas, e onde se incorporou além do andor com a imagem venerada de Ecce Homo, ou Senhor Santo Cristo supliciado, outros grupos religiosos dos quais destacamos o Grupo de Oração Carismática Sagrada Família, Movimento Missionário, Legião de Maria, Lay Carmelite Community, Irmandade do Divino Espírito Santo e os grupos dos Romeiros, Movimento de casais, o grupo coral das crianças e adultos além dos estudantes daquela paróquia. Juntou-se-lhe outros grupos como dos Professores, elementos do Grupo Folclórico de Brampton com os seus trajes regionais da Ilha de São Miguel e a Casa da Madeira de Toronto. Gostaríamos de deixar aqui um reparo, a presença do pioneiro Afonso Tavares, oriundo da Vila de Rabo de Peixe, São Miguel, que foi, juntamente com outros 50 compatriotas, o embrião da nossa presença oficial no Canadá, cujo grupo de 50 elementos, desembarcou do paquete Saturnia que aportou, no dia 13 de Maio de 1953, em Halifax, na Província de Nova Scotia. O senhor Tavares mesmo com a sua idade avançada lá ia rezando o terço na procissão. Este nosso pioneiro tinha uma tenda onde exibia num painel fotos relacionadas com a sua chegada ao Canadá além dum livro que recentemente editou com o título “Memórias de Afonso Maria Tavares – Pioneiro Açoriano 1953 e que foi bastante visitada por muitos nossos conterrâneos presentes nestas festividades.

Muito povo se juntou na cauda da procissão

Além da sua contribuição para a disseminação do artesanato da sua ilha durante as nossas festas ao longo do ano este nosso pioneiro é um exímio artesão apresentando autênticas obras de arte em miniatura.
Várias bandas filarmónicas se incorporaram nesta procissão bem participada com mais de três mil pessoas e um casal trajando os trajes domingueiros, ele com a viola da terra e chapéu de chuva e ela com a um quadro do Senhor Santo Cristo e que era a encenação da pintura do grande mestre micaelense, professor Domingos Maria Xavier Rebelo (3/12/1891 – 11/1/1975), com o título “Os Emigrantes” . Assim a Banda do Senhor Santo Cristo e de Lira Nossa Senhora de Fátima, ambas de Toronto, e a Lira Portuguesa de Brampton juntamente com a Filarmónica Bom Jesus de Oakvillle, abrilhantaram aquela extensiva e participada procissão de fé que percorreu várias ruas circundantes daquela paróquia. Outros tantos milhares de fiéis se estendiam pelo itinerário daquela procissão.
Regressada à igreja foram tocados os hinos do Divino Espírito Santo pelas bandas presentes e no coreto montado no parque de estacionamento adjacente àquela igreja, o bispo e alguns sacerdotes agradeceram a participação neste evento de fé de todos os presentes que lotava completamente aquele espaço aberto.

Trajes do passado da Ilha de São Miguel

Esta expressão de fé à imagem de Cristo (Ecce Homo) Supliciado às ordens do governador romano para a Palestina naqueles tempos, Poncio Pilatos, já se vem processando há mais de 300 anos na Ilha de São Miguel, fé inabalável esta introduzida pela Madre Teresa da Anunciada e que aqui no Ontário é seguida pelos nossos compatriotas oriundos da Ilha de São Miguel, Açores, que anualmente se vem manifestando não só na cidade de Toronto e muitas outras, como Kingston, Hamilton, Brampton e London onde a grande maioria dos portuguesas têm raízes com aquela região dos Açores.

Naqueles dias os espaço do Arraial, ou de entretenimento, foi preenchido com o talento de várioos artistas e grupos locais destacando-se o conjunto Starlight, Henrik Cipriano, Grupo da Amizade, Mário Marinho,Helena Abrantes, Lucy e Bela, Rancho Folclórico de Brampton, da Casa da Madeira de Toronto, Rancho Folclórico do Clube de Mississauga e as bandas filarmónicas já atrás mencionadas.

Estas festas encerraram na segunda-feira (12) com um Cortejo de Oferendas, arrematações, missa de Acções de Graças e concerto, ou arraial, pela Banda Lira Portuguesa de Brampton.

O trabalho de apresentação nestes dias esteve a cargo de António César e o som e luzes ao cuidado de TNT Productios, de Tony Silva.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007